Notícias internacionais, assuntos internacionais ou até mesmo cobertura internacional são termos da mídia para notícias vindas de outras partes fora da fronteira nacional ou sobre um assunto de relevância global. Para o jornalismo, trata-se de um ramo que lida com notícias enviadas por correspondentes ou agências de notícias estrangeiras ou, mais recentemente, com informações coletadas ou pesquisadas por meio de tecnologias de comunicação à distância, como telefone, TV via satélite ou internet.
Embora na maior parte do mundo esse campo não seja geralmente considerado uma especialização específica para jornalistas, é o que ocorre em quase todo o mundo. Particularmente nos Estados Unidos, há uma distinção turva entre notícias internacionais e notícias nacionais quando elas incluem diretamente o governo nacional ou instituições nacionais, como guerras nas quais os EUA estão envolvidos ou cúpulas de organizações multilaterais nas quais os EUA são um membro.
No nascimento do jornalismo moderno, a maioria das notícias era estrangeira, registrada pelos repórteres do século XVII na Europa Central e Ocidental, como o Daily Courant (Inglaterra), o Nieuwe Tijudinger (Antuérpia), o Relation (Estrasburgo), o Avisa Relation oder Zeitung (Wolfenbüttel) e Courante Uyt Italien, Duytsland & C. (Amsterdã). Como esses documentos eram voltados para banqueiros e comerciantes, eles traziam principalmente notícias de outros mercados, o que geralmente significava outras nações. De qualquer forma, vale ressaltar que os Estados-nação ainda eram incipientes na Europa do século XVII.
Notícias Internacionais
A partir do século XIX, com os jornais já estabelecidos na Europa, nos Estados Unidos e em alguns outros países, inovações em telecomunicações como o telégrafo tornaram as notícias do exterior mais fáceis de serem divulgadas. As primeiras agências de notícias foram então fundadas, como AFP (França), Reuters (Reino Unido), Wolff (atualmente DPA, Alemanha) e AP (EUA).
O jornalismo de guerra é um dos subcampos mais conhecidos das notícias do mundo (embora a cobertura de guerra possa ser nacional para a mídia dos próprios países beligerantes).
Agência de Notícias Internacionais
Uma agência de notícias é uma organização de jornalistas criada para fornecer reportagens para organizações de notícias: jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Essa agência também pode ser chamada de serviço de notícias, notícias ou agência de notícias. A maior parte dos principais serviços de agências de notícias contém notícias estrangeiras.
As principais agências de notícias geralmente preparam matérias importantes e apresentam artigos que podem ser usados por outras organizações de notícias com pouca ou nenhuma modificação e depois as vendem para outras organizações de notícias. Eles fornecem esses artigos em massa eletronicamente por meio de serviços de telefonia (originalmente eles usavam telegrafia; hoje eles costumam usar a Internet). Empresas, indivíduos, analistas e agências de inteligência também podem se inscrever.