Marketing e Relações Internacionais estão interconectados e têm uma relação muito próxima. O marketing é uma ferramenta essencial para empresas e organizações que buscam expandir seus negócios além das fronteiras nacionais. As Relações Internacionais, por sua vez, são fundamentais para entender o cenário global, as leis e normas internacionais, os costumes e culturas de outros países, além de estabelecer acordos comerciais e políticos entre nações.
O Marketing e as Relações Internacionais andam juntos, são campos conectados e com profissionais que transitam entre eles.
As empresas estão cada vez mais inseridas no comércio internacional, abrindo espaço para profissionais de relações internacionais trabalharem com marketing internacional.
Tabela de Conteúdo
Marketing Internacional
O Marketing Internacional visa, entre outras coisas, alinhar expectativas e criar o interesse de consumidores de diferentes mercados. Ele avaliará, por exemplo, quais produtos e serviços são adequados para aquele mercado, tendo em vista a sua cultura, rende, hábitos, clima, etc.
Para alcançar o sucesso, para além de um bom produto, é preciso investir na “praça, no preço, e na promoção”.
O marketing internacional, dentro da internacionalização, permite criar diferenciais competitivos únicos para o ingresso em diferentes mercados.
Segundo Kottler e Keller
A invenção de produto é uma estratégia cara, porém os resultados podem compensar, principalmente se a empresa puder aproveitar a inovação em outros países. Na mais recente guinada da globalização, as empresas norte-americanas não estão somente inventando novos produtos para mercados internacionais, como também colhendo produtos e idéias das suas operações internacionais e trazendo-as para seu próprio país. (KOTLER E KELLER, 2006, p. 685)
Profissionais de Relações Internacionais podem dedicar suas carreiras ao Marketing.
Por isso, a ESRI conta com o curso de Marketing Internacional e diversos cursos que vão te ajudar nessa jornada.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!